Outras páginas

domingo, 23 de junho de 2013

GTI Juventude e Meio Ambiente encerra trabalhos com apresentação de relatório com propostas ao Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente

Imagem/Divulgação
CANINDÉ, Sergipe - Após sete meses de trabalho, o Grupo de Trabalho Interministerial Juventude e Meio Ambiente (GTI Juventude e Meio Ambiente) encerrou suas atividades com a entrega de um relatório final, que apresentou, entre seus objetivos principais, o planejamento da criação da Política e do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente (PNJMA). 




Secretaria Nacional de Juventude

Durante seus trabalhos, o GTI realizou uma consulta pública para a proposta do texto de criação do PNJMA, que contou com cerca de 65 contribuições da sociedade.

O GTI foi composto pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria–Geral da Presidência da República, que teve a responsabilidade de coordenação das atividades do grupo. Os seus trabalhos foram iniciados no dia 21 de novembro de 2012, e teve suas atividades encerradas no dia 19 de junho de 2013, com a entrega do relatório final que será encaminhado aos secretários-executivos dos três ministérios envolvidos apresentando a sistematização de todo o trabalho desenvolvido.

Entre os seus principais objetivos, o GTI trabalhou na análise de conteúdos, conceitos, práticas e resultados do contexto atual e o histórico de políticas relacionadas à juventude e meio ambiente, desenvolvidos pelo governo federal e por outros organismos de âmbito nacional e local; e no estabelecimento de conteúdos, formatos e planejamento da criação da Política e do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente, com base nas políticas já desenvolvidas pelo governo federal.

Com a finalidade de efetivar os princípios norteadores do GTI e garantir a participação do segmento juvenil em todas as suas etapas e atividades, por meio de mecanismos participativos, democráticos e de controle social; e o diálogo, a cooperação e a colaboração intergeracional na condução das atividades do GTI e nas políticas relacionadas às questões socioambientais, foi realizada uma consulta pública ao Programa Nacional de Juventude.

A consulta pública aconteceu por meio de duas reuniões com o Grupo de Trabalho Juventude e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Juventude; quatro webconferências, com cada uma das linhas de ação da proposta de Programa; e uma Consulta Pública disponível em um blog.

A opção do GTI foi pelo aporte de ações já previstas no Plano Plurianual 2011-2015, dos diferentes ministérios, ao programa. Neste sentido, aconteceu uma série de reuniões para a apresentação do PNJMA, aos diferentes órgãos, com o objetivo de se identificar os programas e ações, passíveis de serem aportados às linhas de ações do PNJMA. Foram realizadas reuniões com os Ministérios da Saúde; do Turismo; do Trabalho e Emprego; do Desenvolvimento Agrário; da Cultura; Fundação Palmares; Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial; Secretaria-Geral da Presidência da República, além de reuniões internas na Secretaria Nacional de Juventude, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.