Outras páginas

domingo, 9 de junho de 2013

NJ apoia segunda edição brasileira do Green Project Awards (GPA). Inscrições terminam no dia 26 de junho

CANINDÉ, Sergipe - As inscrições estão abertas para a segunda edição brasileira do Green Project Awards (GPA), iniciativa promovida pelo Instituto Nacional da Tecnologia e pela GCI Brasil, que premia resultados efetivos na promoção da sustentabilidade. 

Por Secretaria Nacional de Juventude


A Coca-Cola Brasil apoia a iniciativa, que conta com cinco categorias a concurso. Empresas, ONGs, institutos de pesquisa, associações de classe, administrações públicas e estudantes interessados podem se inscrever até 05 de junho pelo site http://www.gpabrasil.com.br. A entrega do prêmio acontece em São Paulo, em 13 de setembro, quando se comemora também o Dia Mundial da Amazônia.

Além da nova categoria - “Gestão Eficiente de Recursos”, existem mais quatro categorias – “Iniciativa de Mobilização”, “Produto ou Seviço”, “ Pesquisa e Desenvolvimento” e “Iniciativa Jovem”. Na sua segunda edição, e após ter recebido 200 inscrições de 18 estados brasileiros, o GPA mantém a sua gênese: reconhecer e distinguir organizações e indivíduos que promovam o desenvolvimento sustentável em suas atividades, deste modo incentivando a replicação dessas boas práticas, gerando um movimento engajador de toda a sociedade. 

O Green Project Awards conta com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude e da Secretaria do Meio Ambiente, de São Paulo. Tem conseguido também firmar parcerias muito sólidas e com grande abrangência nas principais vertentes da Sustentabilidade, ,de que são exemplo: o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, o C40 – Climate Leadership Group, a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, a Fundação Getúlio Vargas, o Instituto Akatu ou o Instituto Ethos.

O GPA nasceu em 2008 em Portugal, numa iniciativa conjunta com o Governo Português, e neste ano irá contar com edições no Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique, contando com o apoio institucional da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que vê nesta iniciativa um instrumento de criação de sinergias econômicas e sociais entre países que partilham mais do que a mesma língua. 

Em 2013 a Coca-Cola associa-se ao GPA Brasil, por meio da categoria “Gestão Eficiente de Recursos”. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,91 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o país seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas.

Sobre o INT: O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) é uma instituição de caráter multidisciplinar, integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criado em 1921, tem como finalidade promover, desenvolver e executar pesquisas, com foco na transferência de tecnologia à sociedade, bem como prestar serviços técnicos especializados e capacitar recursos humanos, com ênfase na inovação. O INT busca soluções tecnológicas que harmonizem crescimento econômico, justiça, bem estar social, conservação ambiental e utilização racional dos recursos naturais, tendo como objetivo o Desenvolvimento Sustentável.

Sobre a GCI Portugal: A GCI é a consultora portuguesa com maior expertise na criação e implantação de estratégias de Public Engagement. Lançou em 2008, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus, uma iniciativa pioneira em Portugal: o Green Project Awards. Após cinco edições, o Green Project Awards continua como meio para a sensibilização e conscientização da sociedade civil para o equilíbrio ambiental, econômico e social e evoluiu para uma mostra de inovação, criatividade e eficácia, promovendo a discussão de temas como o fim da pobreza, biodiversidade e a inclusão social.

Sobre a Coca-Cola Brasil: O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, néctares/refrescos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 60 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2013 serão de R$ 2,6 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% maior do que o montante investido entre 2007 e 2011. 

Para mais informações: 

Cátia Fernandes – catia.fernandes@gpabrasil.com.br | (11) 98899-8812
Maura Peres – mauraperes@textual.com.br | (21) 3206 6220

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.