Outras páginas

sábado, 20 de julho de 2013

Festival da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha

Imagem/Divulgação
CANINDÉ, Sergipe - Direitos das mulheres negras e a inclusão delas nas políticas públicas estarão em evidência no 6º Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha, que se inicia nesta sexta-feira (19/07), em Brasília. A cantora baiana Mariane de Castro fará a abertura, às 21h, no Teatro Plínio Marcos da Funarte.

Considerado o maior festival de mulheres negras do país, o evento conta, pela primeira vez, com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). 

Em 25 de julho, Dia Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, está programada a mesa de diálogo “Mulheres Negras Construindo sua História”, às 16h, no auditório do Museu Nacional. A atividade retoma as reflexões sobre racismo, sexismo e estratégias de superação tratadas no prêmio “Mulher Negras Contam sua História” de redações e ensaios, criado pela SPM, em 2012, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). 

Organizado com o apoio da SPM, o debate será feito pela escritora e poetisa Conceição Evaristo, homenageada Latinidades 2013 e integrante da comissão julgadora do prêmio “Mulher Negras Contam sua História”; Raquel Trindade, coordenadora do projeto Teatro Popular (SP), presidenta da Fundação Solano Trindade e premiada na categoria Redação com “Minha Infância”; e Claudia Marques de Oliveira, do Programa Ações Afirmativas na UFMG e vencedora da categoria ensaio com “O risco de ser mulher negra: entre a razão e a emoção”. 

O trio de mulheres negras abordará vivências, trajetórias, vitórias e lutas das afro-brasileiras. Elas farão reflexões sobre o empoderamento feminino no contar, construir e tornar visível experiências e trajetórias. A discussão será acompanhada pela coordenadora-geral de Diversidade da SPM, Lurdinha Rodrigues.

Com o tema “Arte e Cultura Negra – Memória Afrodescendente e Políticas Públicas”, o festival seguirá até sábado (27/07). 

6º Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha
Data: 19 a 27 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.