Outras páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

I Copa Futsal Adelson Caetano "CEBOLA" 2013

CANINDÉ, Sergipe - Dez equipes disputarão o título do campeonato de futsal canindeense. São elas: Grupo A: União, Stylus, Rocinha, Juventus e Pracinha.
Grupo B: Terceiro Tempo, Grêmio Independe, Internacional, Vasco e Primeira Igreja Batista.








Valdir Inácio
Graduando em Gestão Pública

Breve histórico de Adelson Caetano "Cebola"


É um dos ilustres canindeenses que se destacou pela facilidade em tratar a bola, instrumento de diversão nas peladas e partidas de futebol que o mesmo atuou no Município. Adelson Caetano, conhecido mais como "Cebola", é irmão de outro ilustre canindeense, Márcio Canindé (ou Pepinha), que foi campeão pela equipe do Santos Futebol Clube, ponto auge de sua carreira no futebol profissional.
A homenagem por parte da Secretaria de Esportes, a  é mais que justa, ao nomenclatura a competição de Adelson Caetano "Cebola.

 A partir do dia 30 de julho, na Arena Carlos Magalhães/Ginásio, começa a principal competição de futsal do município de Canindé de São Francisco. A I Copa Futsal Adelson Caetano "Cebola", será promovida pela Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Esportes.
  
De acordo com o Regulamento, a competição tem o objetivo de desenvolver, através da prática esportiva, a integração e o intercâmbio de pessoas envolvidas com as equipes de futsal, de forma a oferecer novas oportunidades de lazer aos envolvidos.
A novidade no torneio desse ano é o fato de as equipes não poder escrever atletas de fora do município no certame. Ou seja, no campeonato passado as equipes poderiam escrever até quatro atletas para compor a relação de atletas em sua equipe.

Opinião popular

O blog ouviu alguns dirigentes e torcedores, e a maioria chegou a conclusão que a participação dos atletas de fora poderia ser permitida, desde, que fosse limitada a participação dos atletas na quadra. Ou seja, dois atletas por vez, se fosse o caso de escrever quatro atletas de fora. Ou mesmo, apenas dois atletas, sendo esses permitido jogar durante toda a partida. Feito isso, restaria três vagas para os atletas locais na equipe titular.

Ponto positivo e negativo

O lado positivo é que valoriza os atletas locais com a sua participação. O lado negativo é o fato de a competição não ter tanta qualidade técnica, devido a escassez de atletas com o nível técnico acentuado.
De qualquer forma a medida visa fortalecer o campeonato municipal com jogadores do próprio município. Resta aos participantes, superar as estatísticas positivamente, ao ponto de fazer por merecer tal oportunidade. Caso contrário, será uma competição sem tanto brilho e com a qualidade que o torcedor merece assistir.

Entrada no ginásio

O torcedor terá que pagar o valor simbólico de, 2,00 reais, para prestigiar os jogos do campeonato. Os valores arrecadados serão divididos entre as equipes em cada rodada. Considerando, que parte desses recursos serão destinados para o pagamento do segurança que ficará na portaria.
A outra parte da arrecadação será dividida entre as equipes, sendo maior porcentagem para as equipes vencedoras, e menor porcentagem para as equipes perdedoras.

Liga de Futsal

Seria importante que as equipes participantes, criasse uma instituição, nesse caso, uma Liga de Futsal, que organizasse uma competição municipal. Sendo que, a Secretaria de Esportes, apoiaria dando uma contrapartida.  
A Liga de Futsal teria o papel de organizar o Campeonato Municipal de Futsal, em todas as categorias, sendo que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, realizaria em seguida com as equipes semifinalistas, a Copa Adelson Caetano "Cebola", como torneio complementar ao "Calendário Esportivo".
Essa é apenas uma sugestão, que pode ou não ser acatada pelas equipes em questão. Todavia, é importante ressaltar que os desportistas precisam organizar-se visando outros parceiros além da Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, como por exemplo: O comércio local, e parceiros externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.