Outras páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pronatec chega a 4 milhões de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional

CANINDÉ, Sergipe - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) alcançou a marca de 4 milhões de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional.






Valdir Inácio 
Graduando em Gestão Pública

No programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (22), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que essa é uma notícia muito boa porque vai ajudar os jovens na busca por um bom emprego e por melhores condições de vida.

“Todos os cursos do Pronatec são de muito bom nível, oferecidos nas escolas do Sistema S, nas escolas técnicas federais, que são vinculadas aos chamados Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os IFETs, nas escolas técnicas das redes estaduais e nas universidades. Em todas essas escolas, nós estamos construindo oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras terem um curso técnico. Por isso, a gente diz que está construindo o futuro do Brasil”, afirmou Dilma.

A presidenta ainda anunciou, para 5 de agosto, o início do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), que vai aproveitar o modelo de sucesso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) para preencher as vagas que estão sendo criadas no ensino técnico.

“O Sisutec vai facilitar o acesso aos cursos técnicos do Pronatec para quem já terminou o Ensino Médio e agora quer fazer o ensino técnico. Primeiro, os institutos federais, as escolas do Sistema S, as escolas técnicas das redes estaduais e as universidades vão informar as vagas no cadastro do Sisutec. O estudante então consulta esse cadastro, faz a inscrição, indicando a escola e o curso de sua preferência. Em seguida, Max, é feita a seleção dos alunos, considerando a nota que receberam do Enem. Isso significa que quem concluiu o Ensino Médio e não teve acesso a uma universidade vai agora ter a oportunidade de fazer um bom curso técnico”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.