Outras páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Você sabia que a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento foi criada em Canindé de São Francisco?

CANINDÉ, Sergipe O prefeito de Canindé de São Francisco, na nova estrutura organizacional do município, criou, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento. 

Onde está localizada? Quem é o secretário? E, qual a sua proposta de atuação?


Valdir Inácio
Graduando em Gestão Pública


No processo de geração de tralho e renda, algumas questões devem ser levado em consideração. Refiro-me, a importância da capacitação profissional, como condição para ocupar os postos de trabalhos criados em todo o país. 

É comum presenciarmos a ida de jovens, pais de famílias e parentes, viajarem a outras regiões do país para trabalhar. Para a maioria dos jovens, trata-se do primeiro emprego. Ou seja, vão em busca da autonomia financeira, assim como, em ajudar a família a melhorar de vida. Submetendo-se, aos cargos mais pesados e que não demanda tanta experiência profissional.

Existe outro fator negativo, alguns desses jovens e pais de famílias, nem sempre tem a sorte de retornar ao aconchego do seu lar, e quiça do seus familiares, pois estão vulneráveis a acidentes e anormalidades.

Pois bem, quero chamar a atenção para a importância do Pode Público, nesse caso a Prefeitura, em dá sua parcela de contribuição nesse processo. 

É, evidente que nem sempre é possível convencer multinacionais, fábricas e industrias a instalar-se no solo local. Mas, é possível, de acordo com o potencial local e da região, cria alternativas de trabalho e renda para os jovens que queiram continuar morando em sua terra natal.

Cabe a Prefeitura, através do setor responsável pelo fomento ao trabalho e do desenvolvimento, criar Políticas Públicas. Onde, programas de capacitação sejam desenvolvidos, beneficiando jovens e demais cidadãos que queira aprender uma profissão e qualificar-se para o mercado de trabalho. É importante, priorizar os curso de profissionalização nas áreas de desenvolvimento local: hoteleira, gastronomia, serviços e demais áreas afins. 

Bolsa social

A ajuda financeira disponibilizada pelo governo é importante. Mas, é estratégico romper o vício cultural do cidadão apoiar-se apenas no que o governo dá. Dai, entra em cena a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento, com a criação de alternativa empreendedoras, através da capacitação profissional dos beneficiados de tais programas. Contribuindo assim, na conquista da liberdade financeira de todos os envolvidos. 

O Brasil é o país que mais tem empreendedores. Então, o que falta é orientação, capacitação e incentivo para que o mais pobre tenha sua própria fonte de renda e sustentação. 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento é fundamental em todo esse processo, pois, tem condições de articular parceiros, como os Governo do Estado e Federal, para criar um Programa de Linha de Crédito. Onde, financiará os envolvidos nos programas de capacitação profissional,  e também, pequenas empresas que se adeque aos critérios do programa.

Sair do papel...

Mas, para que isso seja realidade, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento precisa sair do papel e ganhar forma. A sociedade, em especial, os jovens, clama por oportunidade, seja no campo do conhecimento ou na oportunidade do primeiro emprego. 

Foto/Divulgação
Enquanto gestor, a sociedade espera que o prefeito, Heleno Silva, faça valer a contratação dos dezesseis funcionários - cargos comissionados - da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento. Que não seja apenas cabine de emprego, mas que o dinheiro público seja justificado com muito trabalho e resultados concretos para todos os cidadãos canindeenses.

Enfim, vivemos um momento de intensas manifestações contra a corrupção em nosso país, então, o que é público deve ser investido para todos, sobretudo, para os mais carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.