Outras páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Conselho de juventude e promessas de campanha

CANINDÉ, Sergipe - Criação do Conselho da Juventude; Geração de Emprego e ampliação de estágios remunerados para estudantes de nível médio e técnico; Implantação dos Programas PROUCA - Programa Um Computador por Aluno e CAMINHO DA ESCOLA - Programa Uma Bicicleta por Aluno, são algumas promessas de campanha do prefeito Heleno Silva.





Valdir Inácio 
Graduando em Gestão Pública


A juventude brasileira nos últimos anos conquistou avanços importantes. Dentre eles, a implementação da Política Nacional de Juventude (PNJ) em 2005, a Emenda 65/2010 Constituição Federal e aprovação e sanção do Estatuto da Juventude pelo Congresso Nacional e Presidência da República.

Com esses avanços muitos jovens foram e estão sendo beneficiando com vários programas como por exemplo: Projovem, Prouni, Sisu, Pronatec, Plano Juventude Viva, dentre outros.

Sergipe 

A nível de estado, temos a Coordenadoria Especial da Juventude criada a quase dois anos. 

Promessas de Campanha

Créditos: Reprodução
Se tratando de Canindé de São Francisco, apresentamos a seguir as principais promessas de campanha do prefeito Heleno Silva. No encarte, Heleno, apresenta seus dez principais projetos para a juventude canindeense. São eles:
  1. Criação do Conselho da Juventude;
  2. Geração de Emprego e ampliação de estágios remunerados para estudantes de nível médio e técnico;
  3. Trazer faculdades com novos cursos e escolas de ensino de nível técnico, ofertando bolsas de estudos aos universitários das Universidades particulares e públicas;
  4. Ampliação de ofertas das modalidades esportivas voltadas para a juventude;
  5. Implantação dos Programas PROUCA - Programa Um Computador por Aluno e CAMINHO DA ESCOLA - Programa Uma Bicicleta por Aluno;
  6. Criação da Casa do Estudante Canindeense em Aracaju;
  7. Ampliar a disponibilidade da INTERNET gratuita em toda cidade, povoados, assentamentos e escolas do Município;
  8. Mantes as atuais festas e criar um novo calendário de eventos, inclusive, com um voltado para os jovens;
  9. Construção de Praça da Juventude, dotada de estrutura para prática de esportes e lazer;
  10. Criação da orquestra sinfônica, coral, bandas musicais, jogos estudantis anuais, pré-vestibular municipal, passeios a trilhas turísticas.
Ao final do panfleto, a seguinte mensagem é dita: "Acredito em você JOVEM, em sua FAMÍLIA e no povo de Canindé de São Francisco, por isso estou certo de que podemos juntos construir "Um Novo Tempo Para Canindé". Esta será a CIDADE da Juventude e de todos". 

Ao elencarmos as propostas acima, temos o objetivo de registrar, assim como manter vivo na memória dos jovens e demais cidadãos, o compromisso do prefeito Heleno Silva firmado no processo eleitoral.

Conselho e Órgão Especial da Juventude

Ressaltamos que a criação do conselho da juventude ajudará na discussão e criação de políticas públicas para os jovens canindeenses. Todavia, tão importante quanto a criação de tal órgão, seria uma ação mais ousado do prefeito em criar um órgão direto que tratasse dos interesses da juventude.  Ou seja, refiro-me a criação de uma Coordenadoria Especial de Juventude,  onde tivesse dotação orçamentária própria e que fosse atrelado ou não ao Gabinete do Prefeito.

Os dois órgãos trabalhado em parceria com as demais secretarias e com a sociedade civil organizada teria mais condições e possibilidade de desenvolver uma política pública efetiva para os e as jovens do município de Canindé de São Francisco. 

Sociedade

Cabe aos jovens e demais cidadãos canindeenses se organizar para cobrar ao prefeito Heleno Silva o cumprimento de suas promessas de campanha ou mesmo que se discuta quais são as necessidades e demandas dos jovens do município de Canindé de São Francisco.

Enfim, nos resta apenas esperar que as coisas aconteça efetivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.