Outras páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Meio Ambiente: Reciclagem de óleo de cozinha

CANINDÉ, Sergipe - O óleo quando descartado de forma incorreta causa diversos impactos negativos ao meio ambiente. Ações de educação ambiental e de reaproveitamento pode ajudar no combate ao meio ambiente, em especial, dos rios. O departamento de meio ambiente de sua cidade tem algum programa de reaproveitamento do óleo de cozinha?





Valdir Inácio
Graduando em Gestão Pública

O descarte pela pia permite que o óleo chegue aos corpos d'água contaminando e degradando todos os locais por onde passa. 

O óleo de cozinha entope a encanação das residencias, grudando nas paredes das tubulações que passam a reter restos de alimentos ocasionando o entupimento. Além desse problema, o alimento acumulado nas tubulações atrai ratos e baratas. Quando óleo chega à rede publica de esgoto causa entupimentos em maior proporção, gerando mais transtornos e proliferação de vetores. 

Nos rios, o óleo forma uma camada impermeabilizante na superfície que impede a passagem da luz do sol comprometendo o oxigênio existente e causando a morte dos peixes e da vegetação aquática. 

Reaproveitamento do óleo

Através de alguns processos o óleo pode ser transformado em um novo produto, como por exemplo, sabão ecológico biodegradável, que se decompõe naturalmente e com maior facilidade por ter origem orgânica.

Artigo escrito com base no texto publicado no site do Instituto Triângulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.