Outras páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Prefeitura dá bom exemplo de transparência com o dinheiro público

CANINDÉ, Sergipe - Já é lei. Todo o cidadão tem o direito de receber informações dos órgãos públicos, isso incluí o acesso às folhas de pagamento e de ter conhecimento dos salários pagos ao funcionalismo público. Ou seja, estou falando da Lei da Transparência Pública. A Prefeitura de Canindé já tem o portal, mas...







Valdir Inácio
Graduando em Gestão Pública


Lei de Acesso à Informação ainda é um direito pouco conhecido por grande parte da população e que não é cumprida integralmente. O prazo para as prefeituras se adequarem finalizou em maio deste ano. 

Exemplo a ser seguido

A prefeitura de Paranapanema no estado de São Paulo, assim como a Câmara Municipal daquela cidade, dá um ótimo exemplo de transparência pública com os recursos públicos. Em seus portais estão todas as informações detalhadas, assim como manda a lei. O exemplo deveria ser seguido por outras prefeituras, nesse caso, pelos demais prefeitos do municípios brasileiros. 

Créditos:  Portal da Transparência
Prefeitura de Paranapanema/SP

Canindé de São Francisco

A Prefeitura de Canindé de São Francisco já dispõe do portal, inclusive disponibiliza alguns documentos básicos, como por exemplo: atos, decretos, leis, contratos e etc. Mas, ainda não disponibiliza um link de acesso as receitas e despesas, credores e gestão de pessoas. 

Ou seja, os links/campos deverão ser disponibilizados com informações detalhadas sobre a entrada e saída dos recursos, assim como a lotação dos funcionários através de campos exclusivos, tipo: unidade, data e apresentado por (lotações e cargos). Conforme imagem acima do portal da transparência da prefeitura de Paranapanema/SP.

Créditos: Reprodução

Nossa intenção é  de contribuir com o processo de construção de uma nova cultura de transparência, onde os cidadãos canindeenses possam acompanhar a destinação do dinheiro público. E, também em fortalecer a imagem da Administração Pública perante a sociedade.

Disponibilizar o acesso a informação mostra que o gestor não tem medo de nada, isto é, reforça a imagem de que os recursos públicos estão sendo bem investidos, ou não.

Enfim, cabe aos cidadãos canindeenses acompanhas as publicações no portal da transparência da prefeitura de Canindé através dos links abaixo. Faça sua parte, fiscalizando e emitindo sua opinião. 

Site da Prefeitura de Canindé 



Portal da Transparência de Canindé


Créditos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.