Outras páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Eles não sabem o poder que tem nas mãos

Créditos: Reprodução
CANINDÉ, Sergipe - Quem esteve na última sessão da Câmara Municipal de Canindé de São Francisco, 10/09, percebeu que o discurso dos vereadores continuam no mesmo enredo, muita conversa e pouca ação.

Atualizado, às 10h18, para acréscimo de informações.









Valdir Inácio
Graduando em Gestão Pública


Imagem/Reprodução
O Poder Legislativo tem o poder nas mãos. É através dos vereadores que as leis são aprovadas. O que quer dizer isso? 

Quer dizer que o parlamentar não precisa ficar mendigando ao chefe do executivo atenção ou migalhas, ao contrário, o prefeito precisa dos vereadores para governar. Em outras palavras, não é o prefeito que aprova as leis e muito menos se fiscaliza, mas sim, são os parlamentares responsáveis pelo conjunto das leis e fiscalização do executivo. 

Situação

O fato do vereador ser da base de sustentação do prefeito não quer dizer que o mesmo tem que colocar uma venda nos olhos e fazer de conta que está tudo bem. Não, o parlamentar tem o dever de criar e aprovas as leis necessárias para que o povo seja beneficiado e o município se desenvolva. 

Por exemplo, ao invés de os vereadores aprovar a criação de cargos comissionados, seria mais justo aprovar uma lei autorizando a realização de concurso público. Ao invés de aprovar a criação de tantas secretarias, porque não unificar algumas e cortar gastos, uma vez que o município não precisa de tantos órgãos diretos?

São detalhes como esses acima mencionados que fazem a diferença na desburocratização da Gestão Pública. Valorizar os quadros efetivos é o caminho para termos um melhor serviço prestado a sociedade. 

Oposição

Imagem/Reprodução
 Em relação a "oposição" essa tem a obrigação de fazer jus ao nome dado. Pois, não existe oposição de faz de conta ou mesmo de parceria. Oposição é oposição. Agora, no lugar do termo "oposição de parceria", o termo mais adequado seria "oposição responsável". O que isso quer dizer?

Oposição responsável é aquela em que o parlamentar sabe diferenciar o que é bom para o povo e importante para o município. Ou seja, quando entender que os projetos encaminhados pelo Poder Executivo são importantes e essenciais tem a obrigação de aprovar. O vereador que faz oposição responsável tem que saber ouvir as vozes das ruas, das classes organizadas e, precisa sempre avaliar com sua assessoria a criação de novos projetos para o município.

Bolsa Universitária

Qualquer posicionamento que seja a favor da redução do benefício é votar contra a juventude. Manter o valor do benefício atual é uma garantia que os mais de oitenta jovens chegarão ao final de seus cursos, como também é um incentivo a mais para os demais jovens carentes que tem o sonho de entrar na faculdade.

A importância dos blogs 

Imagem/Reprodução
É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, nos garante o Artigo 5º IX, da Constituição Federal. Isso quer dizer que, todo cidadão brasileiro tem o direito de expressar o que pensa e sente, seja oralmente ou por escrito. A censura é algo que não devemos aceitar, seja por quem for. É intolerável e repugnante. O tempo da mordaça ficou para trás. 

Porém, salientamos que cada cidadão é responsável por aquilo que diz e escreve. O fato de termos pessoas que enveredam pelo caminho fascinante dos blogs é um avanço imenso para a democracia local. Independente do estilo e bandeira que levante é muito bem vindo. Pois, o povo que não ler não sabe o poder que tem em suas mãos. 

Generalizar e medir todos pela mesma régua não é o critério mais sensato. De qualquer forma, quem se coloca no campo de batalha tem que está preparado para fazer a leitura da melhor estratégia, só assim poderá avançar mais  adiante. 

Enfim, o povo está atento e sabe de quem são a responsabilidade pelo caos administrativo que vivenciamos em nosso município. Como bem dizemos em artigos anteriores, melhor do que falar é mostrar serviço. Ainda dá tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.