Outras páginas

sábado, 2 de novembro de 2013

Eclipse Solar ocorre no próximo domingo em Sergipe, mas é preciso cuidado para observar

eclipse-solar
Adicionar legenda
CANINDÉ, Sergipe - Na manhã do próximo domingo (03) vai acontecer um evento raro, a Lua vai cobrir o Sol em um eclipse parcial. O fenômeno será visível de Sergipe com magnitude de 0.228, este será o ultimo eclipse do ano.

Serão quase duas horas de eclipse, a Lua começa a sobrepor o Sol às 8:04:12, horário local e o ponto máximo será 54 minutos depois, às 08:58:44. O fenômeno segue por mais uma hora e ocorre aos 57° de altura e 102° de Azimute (graus entre o norte e a posição da estrela, seguindo a linha do horizonte).

Observação

Por se tratar de um eclipse parcial do sol e com baixa magnitude, não é recomendado que se tente visualizar a olho nú. Segundo o professor Augusto Cesar Silva Almeida, diretor da CCTECA Galileu Galilei, há pessoas que usam filmes e placas de Raio X para tentar visualizar, mas o recomendado é o uso de filtros especiais.

“Se tem de tomar cuidado, pois algumas pessoas usam Raio X para tentar ver o Sol, mas isso é perigoso. O recomendado é que se use filtros especiais para não prejudicar a visão”, explica Augusto. O Sol é uma estrela de brilho intenso e a tentativa de observar o eclipse pode causar problemas de visão.

Um eclipse Solar parcial é quando a Lua e o Sol se alinham com a terra. A Lua cobre parte do sol durante um período do dia. Em Sergipe a magnitude será de 0.228, segundo o site da NASA (Agência Espacial Americana). Isso significa que cerca de 20% do Sol será coberto, com escurecimento de 13,3%.

Fonte: Blog Genilson Santos, GA8-Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.