Outras páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

II FÓRUM DA AGENDA SERTÃO 2030 ACONTECE EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Foto: Divulgação 

Na manhã do dia 13, aconteceu na cidade de Canindé de São Francisco/SE, o II Fórum da Agenda Sertão 2030, Energia Limpa - Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão.

O prefeito anfitrião, Ednaldo Vieira Barros, abriu os trabalhos e ressaltou a importância da iniciativa do tema abordado pelo Movimento Líder Muda Sertão. Ele usou o momento para falar do desafio financeiro que vive o município de Canindé de São Francisco, enfatizando que está trabalhando para reverter o quadro atual. 

Em seguida, Pedro Gomes Fiscina - gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Sergipe, apresentou em linhas gerais o Programa Líder, sua metodologia e o resultado do Líder Alto Sertão. Dando continuidade, a Líder Sandra - coordenadora do Grupo Temático de Energia Limpa, apresentou as linhas de ações, objetivos e metas do eixo. Dando prosseguimento às apresentações programáticas.

O Professor Engenheiro Químico, Renan Tavares Figueredo, a Professora Odelsia Sanchez de Alsina, ambos da Universidade Tiradentes (UNIT), fizeram suas explanações conceituando as diversas fontes de energia renováveis e modelos práticos de seu uso, através de estudos em laboratórios. O Gestor de Pesquisa, Desenvolvimento e Energia do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec)Francisco Pedro de Jesus Filho, apresentou as iniciativas e estudos da instituição sobre energia renováveis, além mostrar dados estatísticos da matriz energética renovável do país. O pesquisador da empresa ENERGITEC, Luiz Neves, detalhou as etapas necessárias para implantação e instalação da Energia Solar em residências, condomínios e empresas. A gerente Norma, Banco do Nordeste Agência de Nossa Senhora da Glória, apresentou as linhas de créditos para á area e sua base legal. Na segunda parte do fórum os palestrantes foram sabatinados pelos participantes.

O evento contou com a participação dos representantes dos líderes dos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Gararu, Nossa Senhora das Dores e Capela. Além de comerciantes, empresários, vereadores, secretários, diretores, coordenadores, funcionários públicos, gerente do Banese local, representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe - A EMDAGRO. E demais cidadãos dos municípios que abrange o Movimento Líder Mudar Sertão. 

O Fórum contou com a parceria do Sebrae/SE, das prefeituras representadas e dos demais parceiros envolvidos, UNIT, UFS, Banco do Nordeste, Banco do Banese, ENERGITEC, SERGIPETEC, EMDRAGRO. 

No período da tarde, internamente os líderes do Movimento Muda Sertão, deram continuidade aos trabalhos de avaliação e planejamento das próximas ações para 2019. Ficando encaminhado, que a próxima atividade da Agenda Sertão 2030 - o Fórum de Educação, acontecerá na cidade ribeirinha de Gararu em 2019.

Por Valdir INÁCIO
Graduado em Gestão Pública
Blogueiro Diário da Cidade e Política
Líder Movimento Muda Sertão

Mais fotos...
Líder Sandra - apresentando o eixo
 Energia Limpa
Líder Carlos, conduzindo os trabalhos

Platéia observando à apresentação dos palestrantes

Francisco Pedro de Jesus Filho - SERGIPETEC,
concedendo entrevista

Sabatina, plenária com todos os palestrantes

Consultores do SEBRAE Nacional, Arnaldo e Chico Nunes

Líderes de Capela, momento de descontração no almoço

Marianita Sebrae/SE, com líderes de Porto da Folha
Grupo Líder Muda Sertão, finalização dos trabalhos

Créditos/Fotos: Divulgação Movimento Líder Muda Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.