Outras páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2019

PORQUE NÃO DESISTIR DE CANINDÉ

Não poderia deixar em branco esse dia tão importante para a história dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros/as. 

Por mais que avançamos ao longo dos anos na luta e defesa dos direitos trabalhistas, ainda existe uma grande distância entre o que realmente os trabalhadores merecem nesse país. 

Poderia enuncia uma lista de pautas que precisamos avançar. Porém, vou me ater apenas ao direito ao trabalho e a remuneração, conforme preconiza a Constituição Federal.

O direito ao trabalho é garantido pela Constituição Federal no artigo 6, no rol dos direitos sociais, do artigo 7 ao 11°, estão previstos os principais direitos para os trabalhadores que atuam sob a lei brasileira, assim como a Consolidação das Leis de Trabalho, no entanto não existe um instrumento formal que garanta trabalho aos brasileiros. 

Na verdade o que existem são leis que assistem e amparam o trabalhador visando uma humanização do trabalho e que ele não trabalhe de forma insalubre ou prejudicial, tendo subsídios suficientes para uma vida saudável e digna.

A partir desse embasamento podemos entender que a luta de classe nesse país sempre existiu e existirá. Ou seja, a medida que avançamos em algumas conquistas, retrocedemos a outras como é o caso da Reforma Trabalhista que só beneficiou os patrões. 

Todavia, é importante ressaltar que ao passo que os trabalhadores se desmobilizam, os maus políticos fazem o jogo do governo. Em outras palavras, se faz necessário está cada vez mais atentos, organizados e mobilizados em prol do fortalecimento dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. 

Não é alimentar uma "guerra" contra os patrões, mas sim, manter-se firme e atentos as manobras que tiram direitos constitucionais garantidos em favor daqueles que enxergam, na grande maioria, os trabalhadores como meros instrumentos de trabalho, para não dizer escravos.

A classe trabalhadora precisa fortalecer suas bases sociais. Se necessário for, devem desconstruir e reconstruir conceitos para adequar-se aos tempos atuais. Colocando sempre o bem coletivo a frente dos interesses escusos de uma minoria que se infiltram no movimento e instituições para causar discórdias.

Não podemos permitir que esse país transcendental seja dominada por uma minoria louca. Devemos manter-se firmes enquanto lideranças, mobilizando as massas, debatendo seus anseios e construindo caminhos com todos. A partir daí, estaremos nos fortalecendo e valorizando todos os brasileiros e brasileiras.

Terra boa Canindé de São Francisco...

Em relação ao município de Canindé de São Francisco, já passou da hora de iniciarmos um movimento de renovação de ideias, posturas e atos. Do contrário, o que está ruim pode ser cada vez pior. 

Desde que a velha Canindé foi transferida das margens do Rio São Francisco para uma nova localização, na parte de cima, já se passaram mais de 30 anos que o provo sofre por ter prefeitos e vereadores descompromissados com a coletividade. 

Atualmente, as finanças públicas (o dinheiro da prefeitura) só dá para pagar as grandes dívidas de precatórios (dívidas trabalhistas e de fornecedores) deixadas pelos ex-gestores, de 2004 até 2016. 

Não se esquecendo de lembrar que todos os gestores, a partir da nova Canindé, deixaram de pagar o INSS e hoje temos mais de 100 milhões de dívida. Grande parte desse volume contraído nos governos de 2004 até 2016.

O que isso significa?

Significa que não podemos emitir as certidões negativas, deixando de receber recursos do governo Federal e Estadual para investir em obras e projetos.

A situação se agrava ainda mais, com o pagamento retido na fonte pela Receita Federal. Isto é, mais de mais de um milhão de reais fica retido mensalmente. Sem esquecer os pagamentos das causas trabalhistas determinados pela Justiça e precatórios que levam boa parte dos recursos que deveriam ser investidos em Saúde, Educação, moradia e outros serviços para a população.

Tudo isso impacta na vida social das pessoas. Conseqüentemente, no aumento do desemprego, no enfraquecimento do comércio local em geral. Um verdadeiro caos na sociedade canindeense.

Porém, é importante destacar que existe uma luz no fim do túnel. Sim existe!

Mas, é preciso que haja um esforço por parte do gestor ou dos que querem governar Canindé nos próximos anos para colocar Canindé nos trilhos do desenvolvimento.

Esforço esse para acabar as sangrias que levam o dinheiro do povo para outros fins. Ou seja, é preciso rever a estrutura administrativa, reduzir o máximo possível os cargos em comissão e contratos. Rever as licitações e contratos fora do padrão e desnecessários. Acabar com os privilégios daqueles que apenas usufruem do dinheiro público e não prestam o serviço que lhe é por dever facultado. É preciso ter a convicção de que já passou da hora de ser implantado o ponto eletrônico para transparecer, garantir e punir os que não cumprem com o seu dever. Bem como, respeitar a Lei da Transparência e disponibilizar no Portal da Transparência da Prefeitura, todas as receitas (dinheiro que entra) e todas as despesas (dinheiro que sai) para mostrar ao povo que os recursos estão sendo bem investidos. Do contrário, tem algo errado.

É verdade que romper com o sistema não é fácil. Mas pior é continuar parado no tempo e esperar a solução vir daqueles que já administraram o município de Canindé de São Francisco nos últimos 20 anos. Chega!

Todos que amam de verdade essa terra, precisa se UNIR e propor ao povo canindeense um chamamento para libertar nosso Município das garras dos malfeitores que vislumbram nos cofres públicos a realização dos seus projetos pessoais. Canindé e os seus cidadãos e cidadãs não suportam mais tanto DESCOMPROMISSO e CORRUPÇÃO.

Finalizo, dizendo-lhe que o futuro de nossa cidade e Município está nas mãos de todos, em especial da juventude canindeense. Então, entendo que já erramos demais e agora devemos ACREDITAR nas jovens lideranças como pessoas capazes de dá um bum, de trabalhar para transformar nossa amada terra, Canindé de São Francisco, no melhor lugar do mundo.

Tudo é possível ao que crer, diz a palavra de Deus. Você crer?

Vamos renovar e transformar esse lugar através de nós mesmos.

Abaixo segue links para ter acesso a repasses ao município de Canindé de São Francisco.

Você gostou desse artigo? 

Deixe seu comentário aqui, ou envie uma mensagem propondo outros temas para serem escritos.



Portal da TransparênciaPrefeitura de Canindé de São Francisco/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.