Outras páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

LÍDER Muda Sertão define modelo de Governança


Na manhã de hoje, 21/08, no escritório regional do SEBRAE, em Nossa Senhora da Glória, líderes do Movimento LÍDER Muda Sertão Sergipano, representando os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Gararu, Feira Nova, Nossa Senhora das Dores e Capela, deram um grande passo na concretização do processo de institucionalização da governança do grupo. 

A governança

Ouvido todos que quiseram manifestar sua opinião sobre o assunto, democraticamente, foi definida pela maioria dos líderes, o modelo de Consórcio Público como instância de Governança do Grupo LÍDER Muda Sertão. 

O grupo tem representação do Poder Público (Prefeitos, Vice-Prefeito, Vereadores), Iniciativa Privada (Empresários), Terceiro Setor (Associações e ONGs). 

Etapas vencidas 

Para chegar a esse momento, os líderes participaram de palestras, consultaram advogados especialistas no tema, fizeram um grande e exaustivo debate chegando ao entendimento do modelo definido pelo grupo.

Algumas etapas terão que ser superadas até chegar a oficialização da Governança: protocolo de intenção, que será assinado pelos gestores dos municípios que compõe o Programa LÍDER, aderindo ao Consórcio Público Alto Sertão Sergipano; Publicação no Diário Oficial do Município; e por fim, aprovação do Poder Legislativo pelos municípiois que aderir ao Consórcio. 

Nordeste como exemplo 

A meta do grupo LÍDER é seguir o exemplo de agilidade dos 9 governadores do Nordeste, que criaram rapidamente o Consórcio do Nordeste. 

A ideia é mobilizar chefes do Excutivo, Câmara de Vereadores e sociedade civil dos 9 municípios para fortalecer e apoiar a criação do Consórcio do Alto Sertão Sergipano, ainda em 2019. 

Agenda Sertão 2030 

O Consórcio Público do Alto Sertão será um instrumento que ajudará na concretização da Agenda Sertão de Desenvolvimento, 2030. E também, ser um parceiro das prefeituras consorciadas para realizar e executar obras, programas e projetos, conforme legislação vigente. 

Agenda Sertão 2030 tem quatro linhas de ação: Agropecuária, Turismo, Educação e Energia Limpa (com ênfase em Energia Solar). Ao todo são 32 objetivos e 51 metas nos quatro eixos a ser executadas até o ano de 2030. 

III FIASS - Festival de Inverno do Alto Sertão Sergipano 

A realização do III FIASS foi a segunda pauta em debate. Os municípios de Capela, Monte Alegre, Porto da Folha e Poço Redondo, manifestaram interesse em sediar o evento. 

Feita as considerações pelos pleiteantes, exceto Porto da Folha, que desistiu, foi escolhido em votação pela maioria, o município de Poço Redondo como sede do III FIASS 2020. O evento acontece no mês de agosto. 

Avaliação da Agenda Sertão

Manter à Agenda atualizada é uma tarefa dos líderes. Nas últimas reuniõe os quatro eixos prioritário (Agropecuária, Turismo, Educação e Energia Limpa) estão sendo analisados e dado baixa no que já foi executado. Esse exercício auxilia o Grupo LÍDER a ter clareza do caminho percorrido para poder planejar as próximas ações que serão realizadas no decorrer deste ano.

Novas parcerias 

Por fim, ficou encaminhado que uma comissão de líderes se reunirão com representantes do SESC/SENAC para construir parceria que viabilize cursos de capacitação e formação profissional nos eixos da Agenda Sertão 2030. Atualmente, existe articulação junto ao SENAR, visando alinhar suas ações na região com a proposta do eixo Agropecuária do LÍDER, beneficiando a população dos municípios.

Por Valdir Inácio
LÍDER Muda Sertão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.