Outras páginas

terça-feira, 17 de março de 2020

Prefeitura discute plano de ação para o enfrentamento do coronavírus em Canindé de São Francisco

O prefeito Ednaldo da Farmácia se reuniu na tarde desta terça-feira (17) com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e outros órgãos municipais e estaduais para discutir o Plano de Contingência do Município para o enfrentamento do COVID-19, doença proveniente do coronavírus. Lembrando, que no município não existe caso do coronavírus. 

Na oportunidade, estiveram presentes a titular da SMS, Elke Riany Paiva Marinho, a secretária de Educação, Ivone Alves Feitosa, a secretária de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social, Cândida Caroline Santos, o secretário da Agricultura, Água e Meio Ambiente, Ramire Bezerra Rodrigues, o secretário de Obras, Serviços Públicos e Planejamento, Rildo Joaquim, a assessora jurídica, Dra. Claudia Lira Santana, o diretor de Departamento de Comunicação, Valdir Inácio, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Adilson Lima Damasceno, a coordenadora de Vigilância Epidemiologica, Eliene Santos, a coordenadora da Atenção Básica, Laiza Dantas, a diretora do Hospital, Maria Marli, o promotor de Justiça, Dr. Emerson Oliveira Andrade, o representante da Polícia Militar, a enfermeira Gerana Klebia Vasconcelos Leitão, e outros representantes de órgãos municipais da Saúde e demais setores.

Na ocasião, a enfermeira Gerana Klebia fez uma explanação sobre a conjuntura da pandemia no cenário mundial, no país, e no estado de Sergipe. Ela, também enfatizou a importância da população em manter a calma, fazer a prevenção seguindo os protocolos de emergência, deixando para procurar o serviço de saúde no último caso. Foi informado ainda, que os profissionais da Saúde estão recebendo treinamento para saber lidar com a pandemia. Também será intensificado o cuidado com o uso adequado de EPI (Equipamento de Proteção Individual), conforme prevê o protocolo de emergência. 

O chefe do executivo municipal, Ednaldo da Farmácia, disse que sua gestão seguirá as recomendações do Ministério da Saúde (Governo Federal), da Secretaria Estadual de Saúde (Governo de Sergipe) e adotará por meio de decreto, as medidas de emergência necessárias no município. De acordo com o prefeito, esse é um momento em que a sociedade deve evitar ao máximo se aglomerar, e ressaltou a importância de cada um fazer sua parte ficando em casa, e evitando estar em lugares com grande circulação de pessoas. 

O Ministério Público (MP), através de seu representante, Dr. Emerson Oliveira Andrade, ressaltou que neste dia, recomendou a suspensão dos passeios no Cânion de Xingó. Uma vez, que é grande o tráfego de turistas vindo de outros estados e países para desfrutar do turismo local. De acordo com o promotor, todas as medidas legais para resguardar a saúde da população serão tomadas. 

A gestão municipal emitirá nas próximas horas decreto que regulamentará as medidas para enfrentamento da crise de saúde pública de importância internacional, nos termos da Lei Federal 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Feito isso, o serviço público e a população deverá seguir a determinação nos próximos 15 dias no município de Canindé de São Francisco.


Da Redação 
por Valdir Inácio
Diário da Cidade Sertão
Com informações da ASCOM Prefeitura de Canindé de São Francisco/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.