Outras páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vereador X Politicagem



FUNÇÕES DO VEREADOR
  •  Fiscalizar o prefeito, o vice-prefeito e os secretários municipais;
  • Propor leis de interesse municipal, debatê-las e aprová-las;
  • Votar projetos de lei enviados pelo prefeito; 
  • Organizar os serviços da Câmara Municipal.

 NÃO SÃO FUNÇÕES DO VEREADOR
  •  Distribuir peixes, carros-pipa ou pagar churrasco;
  • Distribuir cestas-básicas, sacos de cimento, bloco, caminhão de terra ou dentaduras;
  • Distribuir jogos de camisas para times ou financiar festas.

 Fique atento, pois o seu voto não tem preço, mas sim CONSEQUÊNCIA com duração de 4 anos no mínimo!

Nossa Opinião

O eleitor tem um papel importante na definição da política local, pois é através do voto direto no candidato a prefeito e vereador que estes são confirmados como representantes do povo no poder. É evidente que nem sempre a maioria dos prefeitos e vereadores exerce a função da forma correta como manda a Constituição e lei orgânica municipal. 

O vereador não exercer a função, sobretudo em pequenos municípios, por desconhecer o seu papel, importância e poder que tem nas mãos, ou melhor, em seu mandato no legislativo. Já aqueles que sabe o que tem que fazer e não faz, é porque não tem compromisso algum com os que votaram nele e demais cidadãos.


Devido à falta de ação de um corpo legislativo (grupo de vereadores) as políticas municipais ficam a desejar, contribuindo diretamente para que o poder executivo faça uma gestão ruim e ao bel prazer. Diria que 90% das falhas e erros de uma gestão municipal - aqui me refiro a efetivação das políticas públicas - não acontecem devido a falta de fiscalização, discussão e aprovação de projetos de interesse da coletividade. 

O cidadão tem que está atento no ato de escolher seu/sua representante. O voto é como se fosse uma procuração, dessa forma, passamos a responsabilidade para o outro tomar as decisões. Outro fator importante que o eleitor deve conhecer é a plataforma de governo do candidato a prefeito. O eleitor deve conhecer quais são as políticas públicas, programas, projetos e ações que este deseja realizar quando for o prefeito para valoriza toda a sociedade. Fique atento, antes de escolher seu candidato/a faça uma analise em sua vida e quais suas intenções enquanto candidatos a vereador ou a prefeito.


Assim concluímos que o cidadão tem um papel importante na escolha de seus representantes, seja para mantê-lo no poder ou mesmo tirá-lo.  Cidadão consciente não vende seu voto seja lá por que for a oferta.

2 comentários:

  1. É isso ai Valdir, torne o blog um veículo de construção na melhoria do social. Parabéns, o blog fica a cada dia mais interessante.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Adeval Marques. Nosso objetivo é contribuir para que todos os temas de relevância social seja aborda nesse espaço também.

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua visita e comentário.