Outras páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Diretos Humanos, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

De acordo com a Cartilha Direito Humano ao Meio Ambiente, o conceito de meio ambiente envolve o conjunto das características naturais ou físicas (solo, clima, fauna, flora, hidrografia),os elementos construídas pelo homem (edificações, recursos tecnológicos, equipamentos), assim como os aspectos culturais (linguagem, leis, costumes, tecnologias,conhecimentos). As interações entre estes componentes dão origem às condições sociais de habitação, saúde, alimentação, trabalho e outras.

O meio ambiente é percebido como um direito humano fundamental, configurando-se como uma extensão do direito à vida. O reconhecimento do direito humano ao meio ambiente também implica no direito ao desenvolvimento com sustentabilidade, com a adoção de novos modelos de produção, a partir do investimento em tecnologias sociais e sistemas produtivos agroecológicos, por exemplo.

Recentemente, vem sendo debatido no Brasil o conceito de justiça ambiental, a partir do entendimento de que os grupos sociais mais pobres são também àqueles com menos acesso aos recursos naturais e os mais expostos aos riscos ambientais. A justiça ambiental busca afirmar que “os diferentes grupos sociais tenham acesso justo aos recursos ambientais do país e tenham amplo acesso à informa¬ção e a processos democráticos e participativos na definição de políticas, planos, programas e projetos que lhes dizem respeito”.

Atualmente, inspirados no conceito de justiça ambiental, pesquisadores e movimentos sociais vêm afirmando a noção de justiça climática. Eles procuram demonstrar como as mudanças climáticas, ocasionadas pelo aquecimento global,atingem com maior intensidade as populações e regiões mais pobres dos países.

Atividade:

Na Cartilha Direito Humano ao Meio Ambiente e nos vídeos abaixo são discutidos os conceitos de justiça ambiental e de justiça climática, a partir da apresentação de desastres climáticos acontecidos no Brasil nos últimos anos. De acordo com o que é apresentado nestes materiais, podemos afirmar que o agravamento de eventos extremos, como a seca na região nordeste, representa apenas um desastre natural? Por quê? Que fatores podem estar influenciando na ocorrência destes desastres?

Links para os Vídeos
Justiça Climática
Vozes do Clima: o sertão cada vez mais seco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.