Outras páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Redes Sociais


No Brasil, 97% dos usuários de internet também utilizam redes sociais, apontou a pesquisa “It’s a social world”, realizada pela comScore e divulgada em janeiro deste ano. O País fica atrás apenas dos Estados Unidos, Espanha e Reino Unido, que têm 98% de penetração de mídias colaborativas em sua população online. Entre os 43 países pesquisados, segundo o estudo, a média é de 85%. 

Marcos Américo, professor do curso de comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) explica que“Essas redes sociais promovem, principalmente, uma forma de comunicação barata. Elas suprem as necessidades da comunidade brasileira e facilitam a comunicação entre as pessoas”.
Para o especialista, a alta média do Brasil em relação ao mundo como um todo se justifica pela receptividade do brasileiro com as redes sociais, o fácil acesso à internet e aos programas de inclusão digital criados pelo governo. “A grande forma de comunicação, hoje, são as lan houses, por serem baratas. Não se consegue participação social sem tecnologia.”


O tema é bem sugestivo, então, na minha conta no facebook fiz a seguinte pergunta a minha rede de contatos e algumas pessoas comentaram conforme segue. Qual a sua compreensão da importância das redes sociais nos acontecimentos da vida moderna?

  • Verinha Avelino As redes sociais ao tempo que expõe as pessoas no campo pessoal, de forma a deixá-la super expostas, o que se traduz numa insegurança velada, também se apresentam como importante meio de comunicação e de interrelação universal, de forma rápida, democrática e eficiente.


  • Valdir Inácio É importante que o internauta saiba da importância do uso da tecnologia da informação na melhoria da qualidade de vida da pessoa que a utiliza. Que saiba usa de forma positiva as redes sociais em benefício próprio e também dos outros. 

    É importante ressaltar que os pais devem supervisionar o que os seus filhos acessam, pois assim como a redes sociais ajudam a facilitar a vida de muitas pessoas, também é um meio muito utilizado por pessoas com intenções ruins.

  • Eduardo Melo No continente digital, somos cidadãos anônimos lutando por um lugar ao sol. Levamos para as redes nosso sonhos e projetos mais íntimos. Damos de bandeja a nossa intimidade ao irmão internauta. Reclamamos, brigamos, rezamos, namoramos.... Pleito eleitoral então, já sabe... rede social nele! rs Outro dia eu tava pensando com meus botões, o que Raul queria dizer com "o dia em que a terra parou...", daí conclui: será que o maluco beleza tava profetizando acerca dos dias atuais em que todas (ou maioria d) as relações sócio-humanas estão acontecendo nas redes sociais? Deus me livre de ser privado de abraçar, beijar e acariciar os que amo. Mas esse mesmo Deus, me livre de ficar muito tempo sem compartilhar virtualmente e/ou cutucar e brincar com meus queridos amigos que mesmo longe ou afastados de mim, por quaisquer que sejam os motivos, fazem parte da minha estrutura psicossocial... (vou parar ... afff como estou hj... kkkkkk) - Escrevi a contento amigo Valdir Inácio?

  • Sidney Augusto de Oliveira informação e educação tecnológica.


  • Danilo Henrique Na minha opinião consiste na democratização da informação, por conta de que, dentre outros fatores, possui fácil acesso e baixo custo. Geralmente cada veículo, seja ele blog, microblog etc. sempre se reporta a refletir e divulgar os fatos cotidianos de seus usuários. Em tempos da tão falada globalização esta possibilidade de viver na era digital compartilhando aquilo que nos acontece no dia dia nos leva a ir tecendo uma verdadeira rede de contatos onde cada vez mais o ciclo vai se renovando e ampliando e, consequentemente, a rede ganhará mais vida. Essa mera opinião com certeza ficará bem mais robustecida e fundamentada logo após a participação do meu caro no programa Mesa Redonda com a Eliane de Mouramorais na Xingó Fm hoje, o qual vou escutar para saber o que o colega nobre colega pensa à respeito.


  • Abraão Travassos Rede social é uma estrutura da sociedade composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. 
    Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social. Infelizmente dentre as benéficas em que essas redes trazem a sociedade, há um lado totalmente triste, em que as pessoas ficam exposta ao ridículo. Hoje a imprensa brasileira e mundial, através do controle e imposição da massa governamental ou melhor dizendo "Os senhores do mundo", incutiu na cabeça do ser humano, o individualismo. Esse individualismo, faz com que a pessoa, por mais que seja feia ou que seja pobre financeiramente, é importante e tudo pode. Ela é superior do que o próximo e faz com que seu ego, quase exploda. É próprio do ser humano, ser assim, ele adora ser elogiado e ser visto. Gosta de usar as melhores roupas, os melhores carros, os mais altos limites do cartão de crédito. O consumismo é um excelente negócio. Esse é o lema das grandes corporações empresariais mundo a fora. Ter esses "bananas", com suas manias, é um excelente ganha pão. O orkut\facebook são verdadeiros ponteiros medidores da alienação dos brasileiros. Essas grandes redes social, mostram a faceta que eles "Os senhores do mundo" e seus fantoches, empregam na sociedade fazendo a se tornar totalmente transparente. O que faz, seus gostos, suas manias. Dados esses que vão até que cidade, bairro, rua onde mora. Se possível coloque o telefone.


    João Paulo Almeida É um meio de integração entre sociedades d diferentes tribos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.