Outras páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Servidor público e a visão sistêmica


A visão sistêmica possibilita que o servidor público perceba sua visão dentro de um todo maior, de um conjunto mais amplo, e não de forma isolada. O servidor deve saber que o que faz, a forma como trabalha, pois representará a forma com que todo o serviço público trabalha. Ele representa uma classe de trabalhadores e, de certa forma, é responsável pela imagem dessa classe.

O seu trabalho reflete a gestão pública de um modo geral. Ele faz parte de um todo, não é desconectado de todos os outros servidores, pois todos são frutos da mesma gestão. Dentro desse enfoque, o servidor consegue manter um olhar voltado para o todo e, ao mesmo tempo, um olhar voltado para a sua função. 

Isso contribui para que o servidor público perceba a importância do seu dever no contexto social. Considerando que dentro de uma concepção sistêmica, ele pode desenvolver seu trabalho estabelecendo objetivos e metas; estipulando medidas de rendimento; verificando se o ambiente em que está inserido está alterando sua produtividade (positiva ou negativamente); verificando se os recursos que estão disponíveis estão de acordo com os seus objetivos e o seu trabalho; assim como, percebendo se a forma de gestão está de acordo com o andamento do trabalho e; o feedback deve estar sempre presente, tratando-se de uma concepção sistêmica, para que possa sempre estar adequado aos processos de  mudanças e de atualizações.

Assim, podemos perceber o quanto a concepção sistêmica exige uma visão ampla, uma interligação entre todos os fenômenos. Para nos adaptarmos a esse tipo de abordagem, devemos nos desprender do pensamento fragmentado, unidirecional e unicausal que estamos acostumados a utilizar. Devemos compreender que tudo que ocorre não possui uma única causa nem terá uma única consequência, que nada está isolada em si mesmo, tudo está interligado. 

Por Valdir Inácio/adaptação da obra:
Práticas profissionais na administração pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.