Outras páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Prefeito Heleno Silva e os 5,22% de aumento aos servidores

Foto: SINDISERVE
CANINDÉ, Sergipe - Conforme escrito no último artigo, não atualizamos o blog devido o péssimo serviço prestado pela empresa de internet, New Speed. Ou seja, desde o dia, 23/05, ficamos sem acesso a internet, sendo o serviço normalizado na manhã do dia 28/05.
 
A seguir, breve resumo dos encaminhamentos da assembléia do SINDISERVE Canindé realizada no dia 24 de maio.




Valdir Inácio
Graduando em Gestão Pública
Resumo
 
Pela primeira vez os servidores municipais compareceram em massa à Assembléia do SINDISERVE - Sindicato dos Servidores de Canindé de São Francisco. As dependências do Clube Altemar Dutra ficaram pequenas com tanta gente.
 
O que motivou a presença em massa foi o fato do atual prefeito, Heleno Silva, ter dito em seus discursos durante a campanha eleitoral de 2012, que o município de Canindé poderia pagar um salário digno aos servidores municipais. Isso, atrelado aos baixos salários pagos pela atual gestão fizeram com que a noite do dia 24/05 fosse histórica.

O reajuste oferecido pelo executivo municipal foi de 5,22%. Se comparado com o último pago pelo ex-prefeito Orlandinho Andrade, de 14,8%, de acordo com a maioria dos servidores, a proposta feita pela atual administração é no mínimo desrespeitosa com a classe.

Se tratando de folha de pagamento, o presidente do sindicato, Emanoel Aleixo, disse que "na outra gestão só conseguiam a folha com a intervenção do Ministério Público. E, parece que com a atual gestão o caminho será o mesmo". 

Porque será que a prefeitura omite a folha de pagamento ao Sindicato? 

Não queremos acreditar que as velhas práticas de altos salários, gratificações absurdas e de laranjas estejam acontecendo nesse novo tempo.  

Os percentuais solicitados pelo Sindicato para cada categoria são os seguintes:
  • Nível I - 27,75%;
  • Nível II - 33,33%;
  • Nível III - 42,60;
  • Nível IV - 109,70%;
  • Nível V - 239,40%.
A insistência por parte de alguns membros da mesa diretiva em ganhar tempo deixou os servidores ainda mais inquietos e descontentes. Uma vez que os gritos insistentes de GREVE, GREVE, GREVE foi proferido várias vezes.
 
O presidente, Emanoel Aleixo, explicou os procedimentos e etapas para se deflagrar o estado de greve. Mesmo assim, os servidores ao usar a palavra colocavam a importância de se amarrar datas, só assim a classe teria a certeza de que o processo ficaria em segurança e com prazo para ser definida as negociações.
 
Depois de várias discussões e proposituras, ficou deliberado que desde o dia, 24/05, o Sindicato está em estado de atençãoOu seja, a qualquer momento o sindicato convocará ou não, assembleia extraordinária para analisar nova proposta do Poder Executivo Municipal feita aos servidores. Assim como, ficou marcada a próxima assembleia para o dia 05 de junho com todos os servidores.
 
Opinião
 
Naquela noite o que se percebeu foi a indignação dos servidores em saber que o discurso de que Canindé podia pagar salários justos e dignos com 8 milhões em 2012, quando o atual prefeito discursava nos palanques. Agora em 2013, com 10 milhões mensais não pode mais. Então, o que aconteceu?
 
Ao conversar com várias pessoas no local, foi constatado que muitas pessoas que ali estavam depositaram seu voto no atual prefeito, isso movido pelas promessas de melhores salários e mudanças na cidade. 

Os intensos gritos dos servidores em solicitar GREVE foi mais que necessário e definitivo para o prefeito, Heleno Silva, entender que a palavra ao ser dita tem poder. Poder esse que tanto pode construir, quanto pode destruir.
 
Os nossos gestores ainda não aprenderam que aquilo que se diz durante o processo eleitoral será lembrando pela sociedade. Principalmente, se essa, a sociedade, estiver carente de atenção, de qualidade de vida, de respeito e tudo que for necessário para ajudar na autoestima das pessoas e no ambiente em que vivem.

Sonhos são alimentados pela esperança de dias melhores. Assim, a sociedade canindeense espera que o prefeito faça valer a sua palavra, pois caso contrário será mais um que não disse a verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.