Outras páginas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Conferências nacionais abordarão o tema Juventude e Meio Ambiente

CANINDÉ, Sergipe - A temática relacionada com a Juventude e Meio Ambiente tem avançado e ganhado cada vez mais importância nos espaços de participação social e formulação de políticas públicas. 

Confira matéria completa.



Valdir Inácio 
Graduando em Gestão Pública

Com a criação do Grupo de Trabalho Interministerial Juventude e Meio Ambiente em 2012, os trabalhos tem se intensificado na proposição de diretrizes para a criação da Política e do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. Em 2013, três conferências nacionais abordarão o tema juvenil dentro da questão do desenvolvimento social sustentável, são elas: a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e a 4ª Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

Em outubro acontece a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que em sua última edição teve entre suas deliberações a proposta de “incentivo, garantia e condições à ampla participação dos (as) jovens na construção, execução, avaliação e decisão das políticas de meio ambiente”. Neste ano, o encontro tem entre seus objetivos divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da Federação, além de contribuir para a implementação da Política com foco nos eixos: produção e consumo sustentáveis, redução de impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.

Entre outubro e novembro deste ano, também acontece a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que em sua última edição debateu as Políticas de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, tentando buscar o reconhecimento e o fortalecimento da identidade juvenil rural, considerando o seu contexto, a valorização da história, produção e cultura do campo. A 2ª Conferência tratará de assuntos como: desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar, autonomia das mulheres rurais autonomia e emancipação da juventude rural e promoção do etnodesenvolvimento. A Conferência terá 20% das vagas reservadas para jovens em todas as suas etapas, com paridade de gênero.

Já em novembro acontece a 4ª Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, que terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. O encontro terá como principal objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem. A Conferência Nacional reunirá aproximadamente 700 delegados e delegadas, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais.

O GTI Juventude e Meio Ambiente – O Grupo de Trabalho Interministerial é composto pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação. Tem como princípios orientadores a participação juvenil em todas as suas etapas e atividades; o respeito às diferentes formas organizativas juvenis; o diálogo, cooperação e colaboração intergeracional na condução de suas atividades, cujos objetivos foram definir as bases conceituais e metodológicas e planejar a criação da Política e do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente.

Para mais informações acesse o site das conferências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.