Outras páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2019

GRUPO LÍDER REALIZA IV FÓRUM DA AGENDA SERTÃO 2030

Aconteceu dia 14/05, na AABB - Associação Atlética Banco do Brasil, de Porto da Folha, o IV Fórum do LÍDER Sertão, que teve como tema: Agropecuária - O Alto Sertão Sergipano em Desenvolvimento. 

O evento teve início com a execução do Hino Nacional, seguido da explanação do Líder, Carlos Alberto Santos, traçando o perfil do programa.

LÍDER, vem de liderança para o desenvolvimento regional. Os municípios que integram são: Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Capela, Feira Nova, Monte Alegre, Poço Redondo, Porto da Folha e Gararu. Quatro eixos contemplam à Agenda de Desenvolvimento Regional 2030: Turismo, Agropecuária, Educação e Energia Limpa.

A mesa foi composta pelo Prefeito de Poço Redondo, Dr. Junior Chagas; Franuel Fagner de Souza, representando o Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, André Luiz Bonfim; o Professor da Universidade Federal de Sergipe, Elias Cainelossi; o Agente de Desenvolvimento e representante do Banco do Nordeste, Davi Lobato; Pedro Souza, Secretário Municipal de Agricultura de Porto da Folha; Luiz Inácio Nakanishi, Coordenador do Escritório Regional de Nossa Senhora da Glória; o Prefeito da anfitrião, Miguel de Loureiro Feitosa Neto; e o palestrante Dr. Dênio Barreto Machado, que falou sobre melhoramento genético . 

O fórum também contou com a participação da Dra. Rita Selene - Médica Veterinária da EMDAGRO, Grupo Mulheres de Gado, do povoado Umbuzeiro do Matuto, alunos do Centro Estadual de Educação Profissional, Berila Alves de Almeida de Nossa Senhora das Dores, Katiane Teles, Helenilson Oliveira, Gilnar Xavier - gestora, coordenador e consultora do Sebrae/SE, Janiel Batista e Eliane da Paz, da GOS Florestal, entre outros participantes. 

No quadro Gente que Faz, dona Maria da Horta, de Nossa Senhora da Glória, apresentou sua experiência de sucesso trabalhando com produtos orgânicos e como ela mesmo disse, "veio do lixo para o luxo".

Outro grande exemplo, foi o senhor Luís Ferreira de Barros Filho, que trabalha com o cultivo de cactáceas e a dona Luzinete, popularmente conhecida como, Netinha. Ela coordena a Associação de Mulheres Resgatando Histórias. Fechando o quadro Gente que Faz, a TV Web Velho Chico - Márcio Aragão, exibiu o vídeo da produção das uvas Violeta e Isabel, produzidas no projeto Califórnia em Canindé de São Francisco/SE.




Por Valdir Inácio
Com informações de Dami Alves/DRT 13242
Fotos/Créditos: Líder Muda Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.