Outras páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Líderes do Movimento Muda Sertão SEBRAE Participam de Missão Técnica em Souza/PB Sobre Energia Solar

Comissão Técnica Sobre Energia Solar rumo a Souza/PB
Foto: Arquivo Pessoal
Uma missão técnica sobre Energia Solar, organizada pelo Sebrae/SE, seguiu rumo a Souza/PB no último dia 26/05. 

O intercâmbio teve o objetivo de conhecer experiências de sucesso referente ao avanço da energia limpa fotovoltaica na região do semiárido paraibano, com destaque para a cidade dos dinossauros.

A missão contou com a participação da prefeita Elizabeth - Gararu; dos prefeitos Dr. Júnior Chagas - Poço Redondo, e José Carlos "Painho" - Feira Nova; dos vice-prefeitos, Marisa Adriana - Nossa Senhora da Glória, e Francisco Barros - Porto da Folha. 

Também compõe a missão, secretários de diversas pastas das prefeituras que compreendem os 8 municípios de atuação do Programa LÍDER Alto Sertão - Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Gararu, Porto da Folha e Capela.

A missão conta ainda, com a presença de profissionais das áreas de Engenharia Civil e Elétrica; de Líderes do Movimento Muda Sertão sergipano; e representantes da Associação das Empresas da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia de Sergipe; ABEE/SE - Associação de Engenheiros Eletricistas; CREA/SE; SERGIPETEC - Governo de Sergipe; e gestores do Sebrae/SE

O intercâmbio 

Ao centro o coordenador do CERSA, Cézar Nóbrega, e parceiros.
 

No primeiro dia, 27/05, o grupo de líderes sergipanos e convidados, teve a oportunidade de conhecer o brilhante trabalho do CERSA - Comitê de Energia Renovável do Semiárido, coordenado por César Nóbrega. O comitê é o instrumento responsável pela mobilização e articulação da sociedade para a compreensão da importância da energia fotovoltaica na região.

A programação contou com a explanação do vereador José Otávio. Ele apresentou projeto de lei na Câmara de Vereador de Catolé do Rocha/PB, que determina a Prefeitura inserir energia solar em prédios públicos, ao serem construídos, ampliados e reformados no seu município.

Intercâmbio entre líderes
 sergipanos e paraibanos.
Ainda durante o dia, os participantes assistiram a exposição do Dr. em Energia Solar - o professor Walmeran, do Instituto Federal da Paraíba, que apresentou estudo sobre a viabilidade de implantação na estrutura administrativa municipal, um órgão que seja responsável pelo setor energético do município, provando in loco, que é possível implantar tal proposição.

Os trabalhos foram finalizados com a intervenção de Francisco Nunes, consultor do Sebrae nos Programas LÍDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) e TES (Território Empreendedor Sustentável) em Sergipe e na Paraíba, ao apresentar o modelo de Consórcios Públicos como alternativa para organização dos municípios que compõem o LÍDER Alto Sertão.


O intercâmbio na cidade paraibana finalizou no dia 28/05, com visitas a alguns empreendimentos de sucesso, que utiliza a Energia Limpa como fonte renovável e econômica para a redução da conta elétrica em empresas privadas, órgãos públicos e instituições da sociedade civil, como é o caso da  Igreja Católica Sant'Ana - que instalou um sistema solar para reduzir suas despesas.

Por fim, a missão visitou a Escola Estadual Dione Diniz, que ao implantar um pequeno sistema com 12 placas, conseguiu reduzi o consumo na conta elétrica em 30%. Já no Assentamento Acauã, município de Aparecida/PB, a Associação dos Assentados implantou um sistema fotovoltaico com 10 placas,  que é utilizada para bombear água de um açude para abastecer 140 famílias da comunidade.


Por Valdir Inácio
Gestor Público
Líder Muda Sertão
Fotos/Missão Técnica LÍDER Muda Sertão



Mais fotos sobre a Missão Técnica em Souza/PB, clique aqui.















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.