Outras páginas

domingo, 4 de agosto de 2019

Primeira noite do Festival de Inverno é sucesso no Alto Sertão Sergipano

Prefeita Elizabeth, fazendo abertura do II FIASS.

O II - FIASS, Festival de Inverno do Alto Sertão Sergipano: Clima Sabores e Amores, começou no sábado (03) na cidade ribeirinha de Gararu/SE. O evento foi aberto pela prefeita e líder, Elizabeth, que deu as boas-vindas as autoridades, aos líderes, turistas e a sociedade gararuense. 

Conceição Vieira e Valdir Inácio
Em seguida, a Diretora-Presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP), usou a palavra e enfatizou a importância da união do território do Alto Sertão na realização do FIASS e no fortalecimento de novas conquistas. 

Continuando à abertura do festival, o líder e coordenador do Grupo de Ignição do Movimento LÍDER Muda Sertão, Valdir Inácio, fez uma explanação sobre o Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional do SEBRAE, e ressaltou a importância da parceria dos municípios que compõe o LÍDER: Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Gararu, Feira Nova, Nossa Senhora das Dores e Capela. "Temos um grande desafio de chegar em 2030 e olhar para trás com a sensação de dever cumprido com a execução da Agenda Sertão", acrescentou.

O Plano de Ações de Desenvolvimento Sustentável (Agenda Sertão 2030) contempla quatro eixos estratégicos: Agropecuária, Educação, Turismo e Energia Limpa (com enfase em Energia Solar). São 32 metas e 51 objetivos nas quatro linhas de ação. 

Luciana Balbino, case de sucesso.
O líder e secretário de Turismo e Cultura, Cléber Damião, fez à apresentação de Luciana Balbino, case de sucesso, que veio diretamente da cidade de Areia/PB, para falar sobre os casos de sucesso no empreendedorismo rural de sua comunidade.

O grupo dos Idosos e de Dança da Escola Municipal Padre Thomaz de Aquino de Gararu, e os jovens Rian e Andrei - ao som do arrocha, animaram a galera com suas apresentações.

O melhor do repente e da embolada foi apresentado pelos repentistas de Canindé de São Francisco, Vem Vem do Norteste e João Bezerra, no palco Umbuzeiro.

O artista Correia dos Oito Baixos e banda, animou ainda mais o primeiro dia dos festejos. Sendo finalizada as atividades com o autêntico forró de pega de boi no mato com Alex das Vaquejadas e Randinho Lima, de Porto da Folha.


Do lado esquerdo: Vem Vem do Nordeste e João Bezerra;
Prefeita Elizabeth - entrevista TV Aperipê.
Do lado direito: Correia dos Oito Baixos e Grupo de Idosos
O II FIASS continuou na manhã de hoje, 04, com apresentações culturais da Filarmônica Lyra Gloriense (Nossa Senhora da Glória); Quadrilha Junina Lagoa Rasa (Gararu); Tambores do Sertão - Projeto Cultural Luz do Sol Nossa Senhora da Glória; Grupo de Artes Foi Por Você (Monte Alegre); Grupo de Dança Cangaceiro Lampião (Porto da Folha); Quadrilha Junina Xote Baião (Feira Nova); Grupo Xaxado na Pisada de Lampião (Poço Redondo); Grupo Bacamarte Cabra Macho (Capela); Quadrilha Junina Vida Nordestina (Gararu); e Orquestra Sanfônica (Poço Redondo). 

As apresentações culturais: Forró Estilo dos Amigos (Gararu); Pedro Souza (Nossa Senhora da Dores); Zé Cantor e Banda (Poço Redondo); Thaty Portela (Poço Redondo) e Zé Vieira e Forrozão (Gararu), também se apresentam neste dia. 

Também participaram do evento, Nena - Prefeita de Monte Alegre, Aragão - secretários de Turismos, Cultura e Esporte de Canindé, João Chagas - secretário de Cultura e Turismo de Poço Redondo, Marleide - secretária Adjunta de Capela, Ari Pereira - diretor de Cultura de Nossa Senhora das Dores, Christian - secretário de Turismo e Cultura de Porto da Folha, o ex-prefeito Chico do Povo, o ex-secretário de Estado do Turismo Manelito Francoex, consultores e representantes do SEBRAE/SE, Andresa, Helenilson e Gilnar, dentre outras autoridades e empresários. 

O II FIASS é um evento idealizado pelo Movimento LÍDER Muda Sertão, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e com o apoio das prefeituras dos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Porto da Folha, Gararu, Nossa Senhora das Dores e Capela. O evento tem o apoio do Governo de Sergipe, através da FUNCAP - Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe; do CREDI Amigo do Banco do Nordeste; do ex-deputado federal André Moura.

Veja mais fotos a seguir.

Por Valdir Inácio
Líder Muda Sertão
Fotos: Grupo LÍDER Muda Sertão


Fotos II FIASS...


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita e comentário.